5 motivos para deixar o cache do WordPress deslizar o seu site até seus visitantes.

5 motivos para deixar o cache do WordPress deslizar o seu site até seus visitantes.

5 motivos para deixar o cache do WordPress deslizar o seu site até seus visitantes.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Conceito geral sobre o cache do WordPress

O Cache do WordPress tem a capacidade de reduzir o tempo de carregamento de de um site feito em WordPress. Utilize o cache de maneira correta e ganhe visibilidade no Google, pois performance é um dos pontos que está diretamente ligado ao ranqueamento feito pelo Google.

O caminho mais simples de ativar esse recurso é utilizar algum plugin que forneça essa funcionalidade. Antes de entrarmos nas sugestões de plugins deixe-me explicar melhor o que é o cache e qual a sua função no WordPress.

Vale ressaltar que um site nada mais é do que um conjunto de arquivos (fotos, scripts, CSS etc.), que são enviados do servidor para o dispositivo que fez a chamada (requisição). 

Essas informações estão armazenadas no banco de dados e no servidor. Para cada chamada feita ao servidor, ele precisa juntar os arquivos e acessar o banco de dados, somente após isso ele envia uma copia para o browser montar o site. 

Imagine isso sendo feito para 100 usuários ao mesmo tempo, além da fila de requisições, seria o CAOS no servidor, pois ele ficaria rapidamente sobrecarregado.

O cache é a solução para evitar que o CAOS seja criado no servidor. Sabendo que o site não é alterado a todo momento, o cache no WordPress é apenas uma estratégia de criar versão estática do site (como se fosse uma foto). 

A primeira vez que uma chamada é feita ao servidor, ele congela essa “foto” e passa a enviá-la para todas as chamadas. 

Quando uma alteração é feita, ele cria uma nova foto e substitui a antiga. Com essa estratégia o servidor responde rapidamente as chamadas e o browser não precisa aguardar o envio, montando o site imediatamente.

A pesar do cache não ser o único responsável pela performance, ele tem papel de destaque nessa rotina. Digo isso porque o tamanho das imagens, quantidades de scripts e entre outros também influenciam na performance de um site.

Adotar uma estratégia de cache poderia ser o primeiro passo para melhorar a performance e a satisfação dos seus visitantes.

cache-do-wordpress

5 motivos para utilizar o cache do WordPress

Esses ponto irão a te incentivar e entender melhor a importância do cache no WordPress. Vamos lá…

    • O ganho de tempo para carregar o site no browser é o mais visível benefício, mas não o único.

 

    • O cache reduz a carga de trabalho no servidor (memória, CPU etc.). Na prática, isso reduz custos de operação, pois se você tem um plano de hospedagem limitado, reduzir a carga de trabalho do servidor será uma ajuda extra.

 

  • Ele contribui positivamente para o Rank do site junto aos buscadores como por exemplo o Google. A performance não é o único critério, mas é sem dúvida um dos mais relevantes. Procure saber mais sobre SEO (Search Engine Optimization).

 

    • O cache ajuda a fornecer uma boa experiência para seus visitantes. Quanto o menor o tempo de espera, maiores as chances de fornecer uma boa experiência.

 

  • A adequação do cache para o mobile poderá reduzir o tempo de carregamento do site em pequenos dispositivos como por exemplo celulares e tablets.
plugin-wordpress

10 passos para evitar problemas com plugins no WordPress.

Se você não está familiarizado com os Plugins do WordPress, eles são rotinas que te ajudam a implementar funções em seu site com o mínimo de esforço.

Dicas de plugins para o cache do WordPress

Depois de toda essa explicação, ficou claro que todo site no WordPress precisa desse recurso ativado. Então, vamos as dicas de alguns plugins conhecidos no mercado. 

Sugiro antes de iniciar o processo de instalação ler o meu artigo sobre o uso de plugins no WordPress, pois isso poderá ajudar na estratégia de instalação. O link está a cima.

Existem muitos outros plugins para essa função, mas eu vou sugerir apenas aqueles que eu já utilizei. Atualmente, eu combino as funcionalidades do WP Fastest, WP-Optimize e Autoptimize. 

Apenas o produto PRO supriria todas as funcionalidades em um único produto. Caso deseje reduzir a quantidade utilize uma versão de um deles.

  • O WP Fastest ajuda no cache a na compressão GZIP.
  • WP-Optimize ajuda na manutenção do banco de dados e na limpeza de arquivos desnecessários.
  • O Autoptimize complementa o WP Fastest Cache e na redução de arquivos.
5 motivos para deixar o cache do Wordpress deslizar o seu site até seus visitantes. 1

WP Fastest Cache

Simples de configurar. Para utilizar todas as funções precisa pagar. Possui mais de 1 milhão de instalações ativas.

WP Fastest Cache

Atenção ao cache para mobile. Se mantiver a opção ativa perderá pontos no Page Speed.
Ver mais
WP-Optimize

WP-Optimize

Além da opção de cache, possui funções manutenção do banco muito boas. Existe mais de 900 mil instalações ativas.

WP-Optimize

Cuidado com as rotinas de banco de dados. Não altere o banco de realizar o backup antes.
Ver mais
Autoptimize

Autoptimize

Ótima opção para combinar a versão gratuita com outros plugins. Possui ótimas opões de compressão de arquivos.

Autoptimize

A maior parte das funcionalidades de manutenção estão na versão paga. Cuidado com as funções de javascript, pois alteram o comportamento do site.
Ver mais
5 motivos para deixar o cache do Wordpress deslizar o seu site até seus visitantes. 2

WP Super Cache

Esse é um gigante, possui mais de 2 milhões de instalações ativas. Possui ótimas funcionalidades.

WP Super Cache

O ponto de atenção é que ao combinar ele com outros plugins de performance pode haver conflito. A versão paga é uma ótima opção para reduzir plugins.
Ver mais
W3-Total-Cache

W3 Total Cache

Existe uma vasta documentação. Possui mais de 1 milhão de instalações ativas.

W3 Total Cache

Acho que dentre as opções é a mais complexa de configurar. Cuidado com a configuração parcial, pois pode gerar impacto direto na performance.
Ver mais

Resumo desse post

O grande objetivo aqui é sinalizar a importância desse recurso no mundo do WordPress. Não abordei sobre configurações ou etapas de instalação porque isso depende muito do plugin e objetivo do site. 

Existem bons tutorias que ensinam a fazer, mas não vejo muitos artigos em português que ensinam o porque utilizar o recurso.

Além do cache sugiro que você leia sobre CDN, Compressão GZIP e testes de performance. Isso lhe ajudará com uma visão completa sobre a melhoria de performance como um todo.

Como falei no inicio, o cache é o inicio da evolução, mas sozinho não é capaz de criar uma boa experiência para seus visitantes. Sem dúvida, ele é um bom começo!

Vá e vença!

Leave a Reply