O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization. Ele pode ser visto como um conjunto de boas práticas que ajudam a posicionar um site estrategicamente nos principais sistemas de buscas.
Como resultado desse posicionamento estratégico, o site passa a ter mais atenção na internet e adotando a estratégia correta transforma isso em maior tráfego (visitas).
Existem vários diferentes meios para tornar um site popular, muitas empresas utilizam propagandas pagas ou investem em divulgação direta nas redes sociais. Entretanto, em algum momento todos nós precisaremos do sistema de busca para alavancar os nossos negócios.
Se esse é o seu caso, O SEO fornece uma possibilidade de criar um “Tráfego Orgânico” que os outros meios de propaganda não fornecem e o melhor tudo, o Google não cobra nada para mostrar seu site para os usuários do seu serviço de buscas.
O grande foco do SEO é justamente posicionar o conteúdo do site para as pessoas acharam e serem direcionadas ao site. Podemos traduzir Tráfego Orgânico como os termos recorrentes que as pessoas digitam no serviço de buscas e através deles chegam ao site.
Por exemplo, ao digitar no Google “como fazer bolo caseiro”, irão aparecer alguns sites. Os sites que aparecem nessa busca desenvolveram conteúdo relacionado ao tema e utilizam essa expressão para serem encontrados e direcionados.
Nesse exemplo podemos dizer muitas visitas a esses sites ocorram devido ao tráfego orgânico “como fazer bolo caseiro”. Um site precisa ser estruturado para criar o seu tráfego orgânico, que é formado por vários termos ou palavras.
A quantidade de pessoas que utilizam os sistemas de buscas é enorme. Criando os termos corretos para interligar seu site as pessoas, você reduz custos com propaganda paga e cria um canal que se retroalimenta.
Em alguns casos será valido compor a estratégia de utilizar a propaganda paga com a otimização do SEO para aumentar a visibilidade de um produto ou negócio.
O Google possui mais de 200 métricas para avaliar o conteúdo de um site. O SEO nasceu ajuda a interpretar corretamente esse conjunto de métricas. Sem o SEO é quase impossível posicionar um site corretamente no Google.
A estratégia do SEO normalmente é divida em duas áreas principais, que são conhecidas como “On-Page SEO” e “Off-Page SEO”.

SEO que é: On-Page SEO e Off-Page SEO?
- On-Page SEO – está relacionado as partes que você tem o controle e consegue otimizar sem dependente de ações externas como por exemplo: o conteúdo do site, imagens, código etc.
- Off-Page SEO – São as ações que constroem uma marca confiável. Uma marca confiável faz as pessoas confiarem no conteúdo do site e divulgarem naturalmente.
Normalmente, os sites que aparecem no top (sem pagar) das pesquisas atuaram fortemente nessas duas áreas e conseguiram se destacar.
Atuar de maneira ampla nessas duas áreas é vital para construir um alto nível de autoridade. Não é diferente da vida real, sempre estamos buscando médicos confiáveis, produtos confiáveis para as nossas vidas.
As métricas criadas pelo Google tem vários funções e um grupo dela tem a função de avaliar a autoridade dos sites sobre alguns assuntos.
A frente veremos mais detalhes sobre o isso esse tema.

Entenda o que é CMS e como ele pode ajudar na sua estratégia de negócio.
A tradução literal do termo CMS (content management systems) para o português é: sistema de gestão de conteúdo. O que é CMS? Muitos artigos podem equivocadamente ter sido construídos limitando o CMS apenas com um bom sistema para a gestão de conteúdo.
Como o SEO trabalha?
Para entender como o SEO pode melhorar o ranque de um site precisaremos entender alguns conceitos-chave.
O que é ranque no sistema de buscas?
Ranque nada mais é do que a posição de um site em relação aos outros. Cada pesquisa é montada e organizada em uma página de resultados de uma busca (SERPS – Search results pages).
Acredite, você encontrará essa sigla SERPs em vários documentos. As páginas de resultados das pesquisas feitas no Google.
Se o seu site tem #1 Ranking para determinados termos, ele aparecerá primeiro no SERPs.
O que é mesmo tráfego orgânico?
Eu gosto de frisar sempre que o ranque está ligado ao tráfego orgânico. Não basta apenas aparecer na primeira posição, as pessoas precisam clicar na URL no do site.
Quando um site aparece em uma busca (SERP), mas as pessoas não escolhem ir ao site, isso é apenas uma palavra-chave (keyword).
Seu site pode aparecer em várias pesquisas, mas você precisa entender em quais delas as pessoas escolhem o seu site e não o concorrente. Se entender isso vai conseguir transformar palavras-chave em tráfego orgânico.
Entender o Google Search é fundamental para utilizar o SEO corretamente.
Como o Google Search trabalha?
Esse é um outro bom termo para entendermos, pois ele está interligado com o SEO.
O Google trabalha para entregar resultados relevantes para as pessoas. Esse trabalho começa organizando as informações antes das pesquisas serem feitas.
Então, o real trabalho do Google começa ao varrer a internet, coletando as informações dos sites. Periodicamente, ele executa algumas rotinas para varrer a internet e coletar as informações dos sites encontrados.
Essas informações são armazenadas em um gigantesco banco de dados, que contém trilhões de informações.
Armazenar as informações faz todo o sentido, pois ele consegue categorizar e organizar as informações com maior precisão e rapidez.
Essas são algumas etapas desse processo:
- Google utiliza alguns softwares conhecidos como bots ou spiders. Eles visitam as páginas dos sites coletando as informações em um processo chamado carinhosamente de “crawling the web”
- Essas informações são indexadas em um extenso catálogo, que será utilizado para definir as palavras-chave encontradas nas páginas dos sites.
- Quando as pesquisas são feitas, o Google mostra o resultado mais relevante para cada uma delas.
Em muitos casos, algumas palavras-chave fazem o ranque de um site variar ou dificultam aparecer em uma posição dentro do top 10. Isso ocorre devido a concorrência com outros sites mais bem ranqueados.
Uma boa estratégia é descobrir quais palavras-chaves possuem menor concorrência e maiores chances de aparecer nas primeiras posições.
Para facilitar o entendimento, entre no Google e digite “pizza”, você verá que o resultado dessa pesquisará será enorme. Apenas sites bem otimizados conseguem aparecer no topo desse tipo de pesquisa, ou seja, um site novo não tem chance nesse cenário.
Ao contrário do termo “pizza” se digitar “entrega de pizza em São Gonçalo” verá um resultado menor, mas ele também será mais fácil para aparecer no topo 10.

Entrando no mundo do Google Search Quality Rating.
O Google Search Quality Rating é mais importante item dentro do mundo do SEO. Em alguns momentos usei o termo “Autoridade” para descrever sites questão mais bem avaliados pelo Google. Isso é criado com o Google Search Quality Rating.
Nesse quesito, o Google procura conteúdos sólidos e “confiáveis” para entregar aos seus usuários (quem pesquisa).
E a pontuação é produzida com os seguintes critérios:
- Quão especializado o conteúdo do site é.
- A Quantidade e a qualidade do conteúdo do site.
- As informações do site, incluindo quem é o responsável por ele.
- A reputação do site.
Reputação está relacionada as referências externas ao Site. Compartilhamentos de conteúdos por outros sites e redes sociais.
Como falei anteriormente, esse conjunto de pontos ajuda o Google a decidir quais os resultados mais relevantes, úteis e confiáveis. Os mais relevantes aparecem no SERPs em boas posições e os menos relevantes vão ficando para trás.
Vamos fazer um exercício para ajudar entender a questão da autoridade de um site.
Deixe-me lhe pergunta uma coisa, se você quisesse ver fotos reais do universo, quem em toda internet seria o mais indicado para lhe fornecê-las?
Acredito que o site da NASA deve aparecer na maioria das escolhas.
Vamos avaliar o motivo disso, utilizando a ótica do Google.
Quão especializado o conteúdo do site é: A NASA é especializada na exploração do espaço.
A Quantidade e a qualidade do conteúdo do site: Na internet existe uma infinidade de informações publicadas pela NASA.
As informações do site, incluindo quem é o responsável por ele: A NASA está ligada ao governo americano.
A reputação do site: Sendo uma agência americana a reputação é impecável.
O Google utiliza esse mesmo raciocínio para cada pesquisa, eles sempre tentam encontrar as autoridades em cada uma delas.
Como saber a autoridade do meu site?
A maneira mais simples de saber a autoridade de um site é realizando uma pesquisa simples no Google. Faça isso, abra o browser no modo privado. Depois entre no Google e digite um termo que você acredita que seu site esteja relacionado.
Não se surpreenda de digitar o nome do seu produto ou marca e o site não aparecer nas primeiras posições. Nesse caso, você saberá que precisa utilizar o SEO para melhorar a autoridade do site e mudar esse resultado ruim.
Existem muitas ferramentas que auxiliam nessa missão, mas eu gosto do MOZ e o SEMrush para obter informações sobre o assunto.
Se você utiliza o WordPress, a sua vida será mais simples, pois existem bons plugins para auxiliar.
Esses são alguns plugins conhecidos para SEO: Optinmonster, Yoast SEO e o Rank Math SEO Eu utilizo o Math Math porque é totalmente gratuito.
Os outros dois possuem algumas funcionalidades avançadas que são pagas.

Como saber se um site é confiável.
Como saber se um site é confiável. Um site com aparência séria pode até ser sério, mas identificar quem está por trás dele ainda é a maior garantia. Nesse sentindo, comprar em uma suposta empresa que tem um site, mas não possui informações consistentes que comprovem a sua origem como por exemplo um CNPJ pode ser um problema.
Resumo desse post
Nesse post vimos que o SEO é realmente um mundo a parte e é quase como uma ciência, pois possui regras, termos e quase vida própria na internet.
Utilizar o SEO é garantir que todo o site estará otimizado para brigar por posições. Quem não tem uma boa autoridade o seu campo de autuação não terá visibilidade adequada no sistema de busca e, por consequência, precisará de um grande esforço para atrair e manter um volume adequado de visitas.
Algumas empresas investem muito dinheiro anualmente para manter seu site no top das pesquisas. Essa estratégia é uma questão de sobrevivência para eles.
Um ponto importante para fecharmos esse post. As regras aplicadas pelo Google estão evoluindo constantemente e algumas informações que eram relevantes no passado já não são mais.
Então, antes de seguir um passo a passo milagroso sobre o SEO, veja se isso ainda é relevante.
Em minha humilde opinião, tutoriais de 2 anos atrás e que estão sem nenhuma atualização deveriam ser seguidos com cautela.
Se você queria saber o que é SEO, podemos dizer que é um “livro mágico” capaz de tirar seu site do anonimato e coloca-lo no estrelato.
Vá e vença!