Conceito geral do WordPress
Atualmente, 35% de todos os sites da internet utilizam o WordPress como plataforma. Esse grande percentual mostra que existem vantagens na utilização do WordPress sites em relação as outras tecnologias. Por exemplo, devido ao uso dessa tecnologia em grande escala é fácil encontrar comunidades em vários idiomas para compartilhar ideias ou resolver qualquer tipo de problema em torno da plataforma. Vamos passar por alguns outros pontos que nos ajudaram entender um pouco melhor o motivo de 35% dos sites utilizarem o WordPress.
Saber onde buscar as informações oficiais é importante para você. O ponto de partida para qualquer coisa em relação ao mundo WordPress passa pelos sites wordpress.org e wordpress.com. Resumidamente, existem dois focos, o primeiro (.org) é relacionado a sites para pessoas, pequenos e médios negócios e o segundo (.com) está ligado as empresas e organizações de grande porte. Sendo assim, se o seu objetivo é criar um blog pessoal ou iniciar um negócio na internet, o seu perfil está ligado as informações do wordpress.org.

Bem, como estamos falando de conceito geral do WordPress, podemos destacar dois grandes recursos que são os grandes propulsores para todo o sucesso dessa plataforma. O primeiro são os temas (templates), a utilização de temas prontos permitem a criação de verdadeiras obras de arte. Ao utilizar um tema você garante que todo o leiaute do site fique pronto para desktops e celulares. Do outro lado temos os plugins, eles permitem a inclusão de funcionalidades que em outras plataformas poderiam levar dias para serem codificadas. Você poderia criar uma rotina de backup semanal do site com apenas alguns cliques ou criar uma lista de distribuição sem grande esforço.
Teoricamente, combinando esses dois recursos (tema + plugins) você montaria um site para atrair e expor seu produto com facilidade. Coloquei o teoricamente de propósito no inicio desse parágrafo, não gosto muito da ideia de criar um site de sucesso em apenas 10 minutos como alguns tutorias prometem, pois deixam as pessoas com a falsa sensação que apenas criar um site é suficiente para ter sucesso. Talvez no inicio da internet sim, mas, hoje, existe muita concorrência e um site sem estratégia e sem manutenção é apenas um site elegante esquecido em algum canto da internet.
O sucesso não vem apenas da construção de um site, vem com a estratégia correta. Podemos chegar ao entendimento que a tecnologia que utilizamos para criar um site é importante, mas não suficiente para elevar um negócio ao status de negócio de sucesso. Exemplifico, um site que não possui conteúdo apropriado atrai a atenção por apenas alguns minutos, ou seja, apenas atrair visitantes não pode ser o foco é preciso mantê-los dentro da nossa ideia. Essa ideia de retenção passa por uma estratégia. Enfim, vamos voltar ao foco do uso do WordPress que foi o que te trouxe aqui.

O uso de Plugins no WordPress
Se você não está familiarizado com os Plugins do WordPress, eles são rotinas que te ajudam a implementar funções em seu site com o mínimo de esforço.

WordPress sites x Gerador de sites
Além do WordPress sites existem os geradores de sites que facilitam a construção de um site. Obviamente, gerados de sites como o WiZ facilitam o desenho inicial de um site e devem ser utilizados em casos que você precisa trazer o seu negócio para o mundo virtual. Os geradores de sites evitam o processo de configuração de alguns recursos como a hospedagem ou do servidor. Entretanto, o site estará preso ao recursos oferecidos pelo gerador utilizado e, nesse caso ele herdará o que existe de bom e de ruim da plataforma. Você poderá fazer pouco para alterar a performance ou incluir funcionalidades extras. Diferente deles, o WordPress pode ser utilizado em diferentes cenários. Por exemplo, loja virtual, Blog, Fórum ou até mesmo uma simples landing page. Além disso existe maior capacidade de customizar seus componentes.
Minha sugestão é que você avalie se apenas ter uma presença na internet será suficiente ao seu objetivo. Além disso, por mais que o WordPress seja uma boa ferramenta para evitar linguagem de programação, você ainda precisará entender como um site funciona na internet e precisará adaptá-lo para o perfeito funcionamento.

5 motivos para deixar o cache do WordPress deslizar o seu site até seus visitantes.
O Cache do WordPress tem a capacidade de reduzir o tempo de carregamento de de um site feito em WordPress. Utilize o cache de maneira correta e ganhe visibilidade no Google, pois performance é um dos pontos que está diretamente ligado ao ranqueamento feito pelo Google.
Estratégia: definir o objetivo do site
Vamos sair um pouco do foco da tecnologia e vamos olhar o que ela vai representar no mundo virtual. Estamos falando de criar um site, mas o que realmente é um site? Poderíamos considerar que um site precisa atender a um objetivo? Humm..Isso parece com aquela pergunta de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha (risos). Talvez, essa questão seja mais simples de responder, eu apostaria que o objetivo de ter um site nasceu primeiro, ninguém acorda e decide criar um site sem uma motivação (o objetivo), concorda? Relaxa, você tem o dereito de discordar, mas deixe eu colocar meu ponto de visto sobre isso.
Ainda que o site seja criado apenas para testar uma tecnologia, o objetivo do teste veio primeiro. Nesse exemplo, se o objetivo é testar o site, então deveria ser utilizados o maior número de recursos visuais e as principais funcionalidades disponíveis, porém se o objetivo é vender um produto, somente recursos relacionados a esse princípio deveriam ser utilizados. Nesse caso, o que estou dizendo é que a venda do produto determinaria os recursos que deveriam ser utilizados e todos os outros deveriam ser removidos.
Uma vantagem pode se transformar em desvantagem rapidamente. Toda a facilidade que destaquei no inicio precisa ser dosada corretamente, pois pode atrapalhar o objetivo. A facilidade de incluir temas (templates) e funcionalidades (plugins) no WordPress pode tentar qualquer um a utilizar muitas coisas que não estão ligadas ao foco inicia, que deve ser ter um negócio através de um site.
Cabe trazer uma outra “ferramenta” para o jogo. Utilizar o SEO (Search Engine Optimizaton) poderá ajudar a balancear o jogo. O grande foco do SEO é otimizar o site e seu conteúdo para colocar um site no top das pesquisas no Google. Podemos dizer que o SEO é um manual de regras criados para ajudar a colocar o site do jeito que o Google entende que seja o ideal. Sites que aparecem nas 10 primeiras posições foram customizados para esse objetivo. Não darei foco nele aqui, mas é importante entender como o SEO poderá te ajudar. Entenda que aparecer no top 10 de resultados pode alavancar qualquer negócio!

Estratégia: o design x a performance
Inevitável, comecei a falar do SEO e não consigo parar. Imaginar como o Google pode ajudar um negócio faz meus olhos brilharem. Se seu foco é esse, saiba que entre design e performance existe uma briga feia. Muitas vezes um é contra o outro e encontrar o equilíbrio é vital para a sua estratégia. Performance é a porta de entrada para o mundo do Google e esse pode ser o primeiro princípio que deve ser observado. Sendo assim, um recurso visual que interfira diretamente na performance deve ser evitado. Agora vem a pergunta, como posso saber se um recurso deve ou não ser utilizado? A palavra mágica para isso é testes.
Existem várias formas de testar a performance de um site. Eu gosto de construir e testar a performance do site, desta forma eu consigo saber se a performance foi afetada ou não por um componente. Se fizer a construção de todo o site e testá-lo apenas no final poderá se catastrófico, pois terá dificuldade de descobrir os estão os problemas de performance e não restará outra alternativa a não ser reconstruir do inicio. Esse post ficaria muito grande, então não vou apenas resumir cada um deles.
Esses são mais conhecidos e utilizados para o mundo do WordPress:

Pingdom
Pingdom

WEB Page Test

Page Speed Insights
Page Speed Insights
Escolhendo o WordPress template corretamente
Acho apropriado fecharmos esse post falando dos templates. Existe uma infinidade de temas para utilizar e você deve se concentrar naqueles que vão ajudar no seu objetivo. Eu tenho duas dicas simples para a escolha de um template.
- A primeira é: escolha um template que possua atualizações constantes e seja utilizado por um número considerável de sites. Isso é simples, na página de temas do WordPress existem várias informações relevantes sobre cada tema. Também, procure como ele funcionará em celulares e tablet.
- Segunda dica, identifique recursos existentes que não são necessários para o seu objetivo. Essa já não é tão simples, mas é importante. A vantagem de um template é a facilidade de recursos, mas a desvantagem também poderá ser a facilidade de usar coisas desnecessárias.
- Antes de utilizar um template faça uma busca sobre as reclamações e problemas conhecidos. Existem bons tutorias para te auxiliar nessa árdua tarefa.
Esses são alguns temas (templates) conhecidos:

Astra WordPress
Possui mais de 500 mil instalações ativas. Ótima opção para quem desejar criar um site leve. Possui integração com vários recursos.

GeneratePress WordPress
Possui mais de 200 mil instalações ativas. Assim como o ASTRA é uma boa opção para recursos simples.

OceanWP WordPress
Possui mais de 500 mil instalações ativas. Possui ótimos recursos, inclusive para quem deseja criar uma loja virtual. Possui muitos recursos e você precisará reduzí-los para ganhar performance.

Neve WordPress
Possui mais de 70 mil instalações ativas. Esse seja um pouco mais novo do que os anteriores, mas tenho ouvido boas referências dele.
Resumo desse post
Uma ferramenta utilizada por 35% de todos os sites possui grande potencial. Entretanto o WordPress é apenas uma ferramenta e precisa ser equilibrada para atender ao objetivo do seu negócio. Utilize o SEO para balancear e ajudar no equilíbrio dos recursos. Escolha consciente os recursos utilizados na construçao do site, utilize os testes de performance desde o inicio. Independente da tecnologia utilizada para criar o site, seja fiel ao objetivo para alavancar o seu negócio.
Vá e vença!